|
english version
 
 
Conferências I2FC
  Convocatória de trabalhos
  Comissão de honra
  Comissão científica
  Comissão organizadora
  Palestrantes Convidados
  Programa
  Cursos breves
  Submissão de resumos
  Inscrições
  Alojamento
  Como chegar
  Região do Porto
  Contactos
 
 
I2FC photos: Day 1 :: Day 2 :: Day 3

Esta conferência visa o estudo interdisciplinar da fraude, da economia paralela e do branqueamento de capitais. Visa o combate e prevenção integrados destes fenómenos, de crescente importância quantitativa e qualitativa na sociedade contemporânea.

A fraude (incluindo a corrupção), a economia paralela (incluindo a fraude fiscal e as actividades ilegais) e o branqueamento de capitais afectam as empresas pelos prejuízos, pela concorrência desleal, pela assimetria da informação, pela destruição da imagem. Afectam os Estados pelos desequilíbrios estruturais, pela redução das receitas, pela degradação dos serviços públicos, pela insegurança e o terrorismo. Afectam as sociedades pela anemia das relações éticas, pelo enfraquecimento da democracia, pela degradação das condições de vida. Afectam os cidadãos pelo aviltamento da construção do futuro. Todos os sectores (do económico à cultura, da saúde ao desporto, do urbanismo ao ambiente, etc.) estão contaminados, nacional e internacionalmente. É imperioso combater e prevenir estes fenómenos.

O desafio desta conferência é o de contribuir para estudo, prevenção e combate destes fenómenos de uma forma integrada, aproveitando os contributos trazidos por todos, independentemente das suas funções e formações científicas. É entrecruzar contributos de juristas, juízes, procuradores, economistas, gestores, políticos, polícias, criminologistas, psicólogos, matemáticos, informáticos, jornalistas, antropólogos, sociólogos, urbanistas, historiadores, filósofos, auditores, forenses e de todos os demais que tenham contributos relevantes sobre estas problemáticas. É entrecruzar experiências de empresários, académicos, políticos, polícias e outros profissionais com intervenção sobre os processos de combate e prevenção. É entrecruzar experiências provenientes de diversos países e espaços político-culturais.

O desafio desta conferência é construir um olhar interdisciplinar, internacional e multidimensional da fraude, da economia paralela, do branqueamento de capitais e do enfraquecimento das relações éticas, enquanto partes integrantes de um processo global.

A conferência assumirá diversas formas: sessões plenárias e especializadas, cursos breves, apresentação de comunicações e posters, painéis de discussão e seminários.

Conference call for papers / Master and Doctoral tutorials

Download: leaflet :: poster :: Resumos aceites :: Programa detalhado

 


 
 
  cosponsoring:         gold sponsors

     
             silver sponsors

        other sponsors