|
english version
 
 
  Convocatória de trabalhos
  Comissão de honra
  Comissão científica
  Comissão organizadora
  Palestrantes Convidados
  Programa
  Cursos breves
  Submissão de resumos
  Inscrições
  Alojamento
  Como chegar
  Região do Porto
  Contactos
 
 
 

Convocatória de trabalhos    ::   conferência e cursos breves: desdobrável    ::  

A fraude (incluindo a corrupção), a economia paralela (incluindo a fraude fiscal e as actividades ilegais) e o branqueamento de capitais afectam crescentemente as empresas pelos prejuízos, pela concorrência desleal, pela assimetria da informação, pela destruição da imagem. Afectam os Estados pelos desequilíbrios estruturais, pela redução das receitas, pela degradação dos serviços públicos, pela insegurança e o terrorismo. Afectam as sociedades pela anemia das relações éticas, pelo enfraquecimento da democracia, pela degradação das condições de vida. Afectam os cidadãos pelo aviltamento da construção do futuro. Todos os sectores (do económico à cultura, da saúde ao desporto, do urbanismo ao ambiente, etc.) estão contaminados, nacional e internacionalmente. É imperioso combater e prevenir estes fenómenos.

A 1ª conferência do OBEGEF visa estudar estes fenómenos, de uma forma integrada, para os prevenir e combater, cotejando experiências provenientes de diversos países e espaços político-culturais. Pretende ser um fórum de especialistas de diferentes áreas científicas, um entrecruzar de experiências de empresários, académicos, políticos, polícias e outros profissionais com intervenção sobre os processos de combate e prevenção; construir um olhar interdisciplinar, internacional e multidimensional.

A conferência assumirá diversas formas: cursos breves (Pré-conferência), sessões plenárias e especializadas, apresentação de comunicações orais e posters, painéis de discussão e seminários.

Temas de interesse desta conferência estão relacionados com (embora não limitados a): Educação ética, prevenção da fraude; Economia paralela, fraude e branqueamento de capitais; Crime, crime de colarinho branco e fraude; Dinâmicas social, institucional e individual da fraude; Fraude: enquadramentos, tipos, procedimentos; Estado e corrupção; Prevenção e detecção da fraude; Prova; A fraude por sectores sociais; Outras vertentes da fraude.

Estando garantidos os requisitos de qualidade e coerência, um conjunto de comunicações aceites e apresentadas na conferência serão seleccionadas para integrar um livro a ser publicado por uma editora internacional.

Um conjunto de artigos será considerado para publicação num special issue do Journal of Academic Ethics publicado pela Springer e no Journal of Forensic & Investigative Accounting, publicado pela Lousiana State University.



Datas importantes:

  • Data limite para submissão de resumos: (9 de Abril) 30 de Maio, 2012

  • Notificaçcão sobre a submissão: 7 de Maio (1a chamada) e 10 de Junho (2a chamada), 2012

  • Data limite para submissão do artigo completo: 30 de Julho, 2012

  • Todos os participantes com resumo aceite e artigo submetido têm de estar registados até ao dia 30 de Julho, 2012

 

Conferência / Cursos de mestrado e doutoramento: desdobrável para download

 
 
  cosponsoring:         gold sponsors
             silver sponsors

        other sponsors